quinta-feira, maio 10, 2012


Impressão - esclarecendo dúvidas

Hoje recebi um convite de uma festa que a arte foi feita por mim,...rs
O sentimento foi de emoção e susto.
Emoção, porque eu quem fiz e o susto, porque a impressão "matou" o conceito do convite, deformou a arte e quase me matou de infarto. Pena que não posso mostrar, por respeito aos noivos.
Fiquei pensando em minhas clientes e o fato de que 90% delas me fazem a mesma pergunta:
- Que papel usar, como e onde imprimir os rótulos personalizados? 

Bem, aqui na Liko Licota não trabalhamos com impressos, mas algumas informações básicas podemos passar com segurança.
A área gráfica vive em constante progresso, tanto em material quanto em máquinas, então o melhor lugar para ter informações completas é com o profissional desta área. A lista de papeis disponiveis é grande e tem novidades todos os dias.
Tudo depende muito do investimento que o cliente tem disponível, da cidade onde mora, do acesso que tem aos materiais e gráficas.
Sendo assim, essas informações são mesmo muito básicas, apenas um ponto de partida para cada um.

Vou tentar esclarecer as dúvidas mais comuns aqui:

 1º - Imprimir em casa ou na gráfica
Não dá para comparar a impressora a laser e a jato de tinta. São realidades distintas...rs
Se sua impressora é básica - jato de tinta - use-a para impressões comuns do dia-a-dia. Para imagem de alta resolução, sempre prefira a laser. Se você não tem uma laser (como eu...rs),...então, vamos à gráfica!
Com certeza! Isso não é uma regra, apenas uma constatação.
As gráficas rápidas estão até dentro dos hipermercados e certamente tem uma no seu bairro.(ou próximo)
Também, nas gráficas você tem orientações e sugestões de papel adequado.

Essa é a minha impressora pessoal e eu uso apenas para testar algumas artes e uso pessoal.
Tem ótima qualidade de impressão mas, para imprimir rótulos em quantidade gasta muita tinta e não vale a pena quanto ao custo benefício.
Testando papel glossy

Convite do 1º aninho da minha sobrinha Manu em 2012

testando o tom do rosa


Lembrando que:
Você recebe cada peça em folha tamanho A4 com a quantidade que couber, dependendo do tamanho, em formato .pdf. (Não envio em outros formatos)
Ex. topper para cupcake
medidas - 5cm diâmetro
cabem 20 peças na folha.
 2° - Impressão Laser ou Digital?
Dependendo da gráfica e do número de impressões, você vai poder optar entre a impressão a laser e a impressão digital.
Se vai imprimir poucas folhas - LASER
Se vai imprimir muitas folhas (mais de 50, geralmente) - DIGITAL
A digital é mais cara, porém se a impressão for em maior quantidade, termina saindo mais barata. A qualidade dela é melhor ainda que a laser, mas nada como a relação jato x laser.

3° - Escolha de papel e gramatura
Acho que a pergunta mais feita para mim: - Que tipo de papel devo usar?
Primeiro é importante frisar que o tipo do papel depende do projeto e da peça que será impressa. Use papéis diferentes para cada tipo de projeto - forminhas, convites, rotulos adesivos, caixinhas...
Lembrem-se que as folhas das diversas marcas existentes no mercado não são iguais.
Não falo da gramatura e sim de texturas.
  • Papel comum/sulfite - diversas marcas (nas gramaturas maiores, a partir de 150 gr.
  • Diplomata - Filipaper - (indicado para a maioria das peças não adesivas) 
  • Filicoat - Filipaper - (tem bom preço e é bom)
  • Couchê - Filipaper - (para as peças que ficam melhor com brilho)
  • Opaline - (indicado, juntamente com o Diplomata)
  • Vinil adesivo - por ser a prova d'agua não borra, não mancha, não molha... e é ideal para garrafinhas de água, refrigerante ou algo que vá a geladeira. É um pouco caro, mas vale a pena. Para substituir, use o couchê adesivo, mas....nada de geladeira.

    Algumas gráficas que já entrei em contato não gostam de trabalhar com o vinil adesivo. Por outro lado, muitas clientes já usaram e me enviaram fotos das peças montadas e ficou perfeito.
Existe também outros papeis que só as gráficas possuem. São adquiridos em rolos. Papeis especiais para etiquetas adesivas (sabe aquelas de refri, cremes...) papeis com brilhos, relevos bacanas para convites,...e assim por diante. Consulte uma gráfica.
Quanto ao tamanho, eu envio sempre no A4 que é o tamanho de uma folha de sulfite comum.
Se for um rótulo grande, por exemplo, para lata de leite em pó, envio no A3.
A figura abaixo explica as medidas.

Vejam essas tabelas do fabricante. Adequações sobre que tipo de papel usar dependendo da impressora, cores e texturas.
clique na imagem para ampliar



Não enviamos arquivos impressos. Não trabalhamos com impressão.

Espero ter ajudado e se alguém tiver informações a acrescentar fique a vontade, a casa é sua!

Clientes, de diversos lugares desse mundo,....após adquirir nossas peças e imprimir de acordo com a realidade da sua cidade, capricham com seu toque pessoal na decoração das peças e nos enviam as fotos.
Fico aqui toda boba.....babando....admirando.... Quer ficar também?
Visite essa página, está tudo lá.
Fotos de clientes 



**********************************************************

Tem uma gráfica, em São Paulo, na cidade de São Caetano do Sul, que nos pediu parceria. Eles dão 10% desconto para as impressões das clientes Liko Licota. Sabem tudo sobre impressões de personalizados. Fiquem a vontade para entrar em contato com eles e fazer um orçamento sem compromisso, tirar duvidas e claro, pedir um descontinho.

site - http://www.artemarina.com.br/
(11) 4227-4600 / 2311-4700
graficaartemarina@gmail.com 


*************************************************************

TRABALHE CONOSCO - Se você trabalha com organização de festas, com personalizados, tem buffet ou está querendo entrar nessa área que está no auge...entre em contato conosco.
Estamos com ótimas propostas para representantes de qualquer lugar do mundo. Também estamos abertos a sugestões para que você possa crescer junto com a marca Liko Licota.
 

clique aqui para visualizar nossa proposta 

Sejam bem vindos

likolicota@gmail.com - Mihriam
7

7 comentários:

Unknown disse...

Putz vai me ajudar muito... vou imprimir essas informações vou levar na grafica, imprimir minha arte, e depois te mando as fotos da festa pra vc ver...=)

Unknown disse...

Nossaaaaaaaa vai me ajudar muito, vou imprimir essas informações e levar na gráfica, e depois mostro o resultado... =)

Ana Márcia disse...

Olá! Tenho uma dúvida: se eu encomendar uma etiqueta para colar em vidro ou plástico mas que não sai e nem borra com água, tipo para garrafinha de água ou vidro de sabonete líquido, qual tipo de impressão que tenho que usar e em que material?
Ana Márcia - Minas Gerais

Unknown disse...

Olá, vc poderia me sugerir o nome de uma impressora em que eu possa imprimir o vinil adesivo? Grato Antonio

Unknown disse...

Olá, vc poderia me sugerir o nome de uma impressora em que eu possa imprimir o vinil adesivo? Grato Antonio contatosloja@gmail.com

Raiza Azeredo disse...

Gostaria de saber que papel usar para fazer etiquetas tag para roupas!
contato_womens-shoes@hotmail.com

Enfim, Pregnant disse...

Ameeei o seu site!! Gostaria de saber como você faz para cortar. Usa alguma máquina ou aparelho específico?

Beijos!

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Não esqueça de mencionar seu estado e país.
Dúvidas e orçamento entre em contato por e-mail - likolicota@gmail.com
Fica com Deus e sempre que precisar...conte com a Liko Licota!
Mihriam